sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Figuras Cera...para a posteridade...




Como é do conhecimento geral o mais famoso museu de figuras de cera é o Museu Madame Tussauds em Londres, onde estão retratadas figuras de celebridades das mais diversas áreas: política, arte, desporto. etc.


Existem igualmente estabelecimentos em Paris, Nova York, Hong Kong, Las Vegas, Amsterdam e em 2007 abriu o mais recente em Hollywood.


Em Pequim no Museu da História, na praça Tiannamen, no lado oposto ao do Great Hall of People (Parlamento) podemos também ver inúmeras figuras de cera com destaque para a figura de Deng Xiao Ping que nos espera logo ao cimo das escadas de acesso...


Numa recente visita ao Parque Bao Mo em Shunde (província de Guangdong ou Cantão) tivemos a oportunidade de ver algumas cenas dos tempos imperias (Dinastia Ming), de que apresentamos algumas fotos...




No entanto o que me trouxe a escrever este pequeno artigo é o da moda que está a pegar no Sul da China! As famílias ricas, que são muitas, estão a retratar os seus antepassados em cera e a colocá-los nas suas salas, nos locais outrora habitados por aqueles... É moda e está a pegar, foi-nos dito por um amigo de Zhongshan. Por isso, no futuro ao visitar vivenda de um chinês abastado não se admirem se encontrarem num dos seus salões a estranha presença de diversas personagens... Ou numa qualquer empresa ou fábrica o gabinete de um seu presidente já falecido ocupado pela sua figura em cera!


Enfim...chinesices!!!

Sem comentários: